Inteligência Artificial

Saiba tudo sobre Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um dos assuntos mais comentados e que geram muita curiosidade por parte das pessoas. A cada dia surge uma novidade no mercado em diversas áreas, como: Tecnologia, Telecomunicações, Engenharia, entre outras.

Para o setor de Telecomunicações, existem diversos recursos tecnológicos que já está sendo praticado, principalmente nos setores de atendimento ao consumidor, como URAs automatizadas, novos discadores, chatbots.

Mas o que poucos sabem é que a Inteligência Artificial é mais antiga do que se pode imaginar. Vamos conhecer um pouco da história até chegar nos dias atuais?

Conheça os Planos de Celular da TIM agora mesmo: MaisTim.com.br

O que é a inteligência artificial?

Podemos definir como Inteligência Artificial, como a capacidade que as máquinas possuem de pensar com inteligência própria, como nós, seres humanos.

Inteligência Artificial

Com a possibilidade de aprender, perceber e até mesmo decidir qual o melhor caminho para seguir, com uma linha de raciocínio, para algumas situações. Os softwares desenvolvidos baseados na tecnologia IA visam conquistar a capacidade de criar, deduzir e aprender. Podemos associar a IA a uma criança, que está em constante aprendizado e evolução.

O principal objetivo da Inteligência Artificial é facilitar a realização das tarefas diárias, conseguir o avanço de pesquisas científicas e até mesmo modernizar as indústrias, onde entramos na revolução da indústria 4.0, que é um outro assunto em alta.

Para que a computação pudesse evoluir até a Inteligência Artificial, a consolidação de 3 pilares foi essencial:

  • Modelos de dados confiáveis, para que fosse possível classificar, processar e por fim analisar;
  • Possibilidade de acesso à grandes massas de dados não processadas;
  • Computação com potência em processamento, porém com custo x benefício acessível para que o processamento pudesse ser eficiente e rápido, ao mesmo tempo.

A partir da evolução dos segmentos, a Inteligência Artificial nasceu, tornando-se possível a partir de uma única fórmula: Big Data + Cloud + Modelos de dados confiáveis.

No setor de telecomunicações, essa combinação funcionou perfeitamente, pois permitiu análises que antes não era possível, devido as limitações dos sistemas de processamento de dados e alto custo. A qualidade dos dados fornecidos não pode ser comparada com que eram oferecidos a pelo menos 5 anos atrás.

História da Inteligência Artificial

Não é de hoje que a ideia que objetos que “não possuem vida” ganhem vida, com inteligência, criatividade entre outros. Os gregos, na Idade Antiga, já falavam sobre criação de robôs. Na China e também no Egito, foram construídos autômatos.

Durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu uma reunião de vários cientistas de áreas variadas, que incluía matemática, computação, engenharia e neurociência, para discutir a criação de um “cérebro artificial”. O “Criador da Informática”, Alan Turing, estava presente nessa reunião.

Inteligência Artificial

Podemos atribuir o início da Inteligência Artificial às tentativas de alguns filósofos para tentar descrever como o pensamento humano funcionava, através de um sistema simbólico.

Até 1956, a IA não havia sido fundada formalmente, após isso houve uma conferência no Dartmouth College, em Hanover, onde finalmente o termo de Inteligência Artificial foi criado.

Já em 1980, o governo britânico resolveu reiniciar o financiamento dos esforços para evoluir com a IA, dessa forma, sendo possível competir com os esforços que o Japão estava realizando. Já nos anos 90, a IBM criou o primeiro computador baseado nos conceitos de IA, ele foi desenvolvido para vencer o campeão de xadrez da época, derrotando o mestre Garry Kasparov.

Inteligência Artificial atualmente

Nas negociações com o consumidor, a Inteligência Artificial é muito utilizada, onde o principal objetivo é a imitação do comportamento humano afim de otimizar e melhorar processos. Um bom exemplo disso é o ChatBot (Chatterbot) que é um programa que simula uma conversação com uma pessoa.

Seu principal objetivo é que as pessoas não sabiam que estão interagindo com um computador. Esse é um processo muito utilizado em Telemarketing, para otimização dos contatos.

Quando uma solução que visa à integração da Inteligência Artificial com as plataformas de Call Center, todas as regras referentes ao roteamento são definidas no momento em que a URA (Unidade de Resposta Audível) identifica aquela chamada, sendo possível a criação de diversos KPIs que diz respeito ao contato, tornando as decisões de melhorias mais simples e ágeis, sem contar que o atendimento prestado ao cliente é totalmente adequado ao seu perfil, agregando ainda mais ao negócio.

No universo de Telecomunicações, a IA – Inteligência Artificial ajuda em diversos segmentos, desde soluções para agilizar o atendimento no call center e melhorar sua forma de atender seus clientes, tanto no telemarketing ativo quanto no passivo.

Na vida das pessoas, a Inteligência Artificial está tão presente que nem sempre percebemos, como a interação como a Siri ou o Google Assistant, tirando dúvidas e respondendo questões que nem sempre são óbvias. Aplicativos de fotos com reconhecimento de face e de sorrisos, aplicativos de trânsito que definem a melhor rota, respostas inteligentes para seu e-mail, entre outros recursos presentes em nossas vidas.

De acordo com a opinião de alguns especialistas, a Inteligência Artificial está crescendo, como um bebê, e possui um caminho bem longo pela frente. Porém, existem uma outra parcela de especialistas que afirmam que basta mais alguns anos para que a IA alcance a singularidade tecnológica, ou seja, o momento em que a IA ultrapassa a inteligência humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *